ARTIGOS

Churrasco Argentino: o que é e quais são as diferenças para o brasileiro

Churrasco Argentino: o que é e quais são as diferenças para o brasileiro

O churrasco argentino é famoso, você certamente já deve ter ouvido a respeito. Entretanto, já parou para pensar qual é a diferença para o brasileiro?

Há quem pense que o churrasco é o mesmo que conhecemos, só que feito na Argentina. Puro engano! Há várias diferenças, tanto no preparo quanto nos sabores e acompanhamentos.

Entenda melhor os principais detalhes!

Como é feito o churrasco argentino

Para começar, selecionamos as 3 principais diferenças sobre como nossos hermanos preparam a carne. Confira!

1) Parrilla

Aqui, no Brasil, costumamos usar a grelha, uma grade apoiada horizontalmente sobre o carvão, com buracos redondos - a grelha moeda - ou uma grade simples. De qualquer forma, seu funcionamento é bem diferente da parrilla argentina.

A grade, lá, é composta de canaletas de metal em formato de V, em um ângulo de aproximadamente 45º. Isso traz grandes vantagens para o churrasqueiro:

1. Como as canaletas estão inclinadas, a gordura da carne escorre até um reservatório, o que permite que o churrasqueiro use um pincel de silicone para reaproveitá-la pincelando a carne, deixando-a muito mais saborosa.

2. Como a quantidade de gordura que pinga no fogo é muito menor, não se formam labaredas tão altas. Assim, é possível deixar a carne mais próxima sem queimá-la, aproveitando ao máximo o calor. O resultado é muito mais suculento.

3. As marcas da queima na carne são uma parte da apresentação - quem já experimentou churrasco argentino vai ficar com água na boca só de ver essas típicas listras deixadas pelas canaletas.

2) Lenha

No Brasil, usamos o carvão, mas, na Argentina, o tradicional é usar lenha. Tem alguns motivos para usarmos carvão ao invés de lenha:

1. Acender carvão é mais prático e rápido. Acender lenha é um verdadeiro teste de habilidade.

2. Carvão não influencia muito no sabor - o que é ótimo para iniciantes, ou quem não quer perder tempo aprendendo a arte do churrasco. Lenha tem sabor próprio - sua resina acrescenta notas à carne.

3. O Carvão é encontrado mais facilmente porque é produzido e estocado com facilidade.

Apesar das vantagens do carvão, a lenha é uma excelente forma de se preparar carne, e, em alguns pontos, pode ser até favorita. Os argentinos concordam. Vejamos o porquê:

4. Lenha é mais difícil de acender, sim, mas queima lentamente, o que é excelente para um cozimento mais homogêneo da carne.

5. Se você aprender a usar a lenha, pode fazer maravilhas com seu churrasco. Madeiras menores ajudam a acender as primeiras brasas, as maiores mantêm o fogo queimando constante - e cascas trazem sabores todo especiais para a carne.

6. É possível escolher que notas de sabor se deseja, ao escolher a madeira que melhor combina com o corte de carne.

3) Fogo

Aqui, estamos acostumados a regular a temperatura afastando a carne do fogo - ou seja, é uma regulagem vertical. No churrasco argentino, a regulagem é horizontal. Todas as carnes são colocadas lado a lado.

Acontece que a lenha não é disposta igualmente por baixo de todas as peças - o fogo é acendido em um canto, e apenas as madeiras em brasa são puxadas para baixo da carne, na quantidade necessária. Para cortes que exigem mais calor, puxa-se mais brasas.

Quais cortes de carne são usados no churrasco argentino

Vimos que o preparo pode ser bem diferente, não é mesmo? Mas e a carne, é a mesma?

Não, pelo menos não totalmente. Os argentinos não costumam comer linguiças ou frango no churrasco - para eles, esse é o momento exclusivo da carne. Algumas opções também não são muito comuns, como a picanha. Lá, os cortes preferidos são o bife de chorizo, ancho, de lomo, o vacío, a colita de quadril, o asado de tira, entre outros.

Se pareceu complicado esse espanhol, calma, não estamos criando carnes novas. Os argentinos apenas fatiam a carne em lugares diferentes, então os seus cortes não seguem à risca os nossos (afinal, o boi não vem com uma linha “corte aqui”).

Então vamos tentar traduzir para os cortes que conhecemos:

1. Os bifes de chorizo e ancho são, basicamente, o contrafilé.

2. O bife de lomo é, na maior parte, o filé mignon.

3. O vacío é toda a região que circunda a costela - no Brasil, a gente divide entre fraldinha, que vem depois da última costela, e o vazio, que vem abaixo das costelas, mas os argentinos cortam tudo junto e chamam de vacío.

4. Colita de quadril é equivalente a nossa maminha.

5. E, finalmente, o asado de tira é algo próximo da nossa costela de ripa.

Acompanhamentos no churrasco argentino

Nem só de carne vive o churrasco, nem mesmo o argentino. Vamos para algumas diferenças!

1. O pessoal não curte cerveja no churrasco. Por lá, só vinho.

2. Nem farofa, nem arroz, nem vinagrete. Aposte em legumes assados, batata-frita e queijo na grelha.

3. Essencial é o chimichurri, mas não aquele desidratado do mercado. Bata ervas (salsinha, cebolinha, orégano), pimentas, azeite, vinagre e outros temperos (como o alho), formando uma mistura verde que é uma explosão de sabor. Passe essa pasta na carne e você vai ficar apaixonado!

4. Naturalmente, use sal de parrilla para temperar sua carne, nunca cedo demais (no máximo 20 minutos antes de assar, ou até mesmo depois). O sal desidrata e retira a suculência.

Dicas finais

Agora que já conheceu o famoso churrasco argentino, está na hora de fazer um você mesmo! Chame os amigos para testar e experimentar - além de ser divertido aprender algo novo, pode ser que você descubra uma nova paixão!

E, como sempre, a Bull Neck está aqui para tornar esse momento ainda melhor.

Independente do corte que escolher, você vai precisar de equipamentos de qualidade para fazer um churrasco de primeira. Lâminas de qualidade vão manter o corte por muito mais tempo sem precisar afiar. Ninguém merece trabalhar com uma faca cega, que não só estraga o corte da carne e dá trabalho, como também é perigoso para quem usa.

Você também não vai querer se sujar de sangue, gordura ou molhos no meio da festa, então tenha um avental à disposição.

Para evitar se queimar – afinal, você está lidando com fogo e metal fervente – use luvas térmicas (e previna ter que sair no meio do churrasco para procurar um médico).

Em dúvida sobre onde arranjar todo esse equipamento? A Bull Neck reúne em um só lugar tudo o que você precisa para fazer um churrasco de qualidade, confira!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?