ARTIGOS

Churrasco vegano: o que fazer para quem não come carne

Churrasco vegano: o que fazer para quem não come carne

Cozinhar para quem tem os mesmos gostos que nós é fácil. Mas e quando você chama o pessoal para o churrasco, e alguém é vegano ou vegetariano?

Como bons anfitriões, queremos fazer cada convidado se sentir bem-vindo, claro!

Por isso, para te ajudar neste desafio, vamos explicar um pouco mais sobre o assunto e mostrar algumas dicas do que preparar para quem não come carne ou nenhum ingrediente de origem animal. Confira!

Veganismo e vegetarianismo: o que é e qual a diferença?

O veganismo é um estilo de vida que evita, na medida do possível, qualquer exploração ou crueldade com animais, direta ou indiretamente, seja na alimentação, no vestuário ou em outros consumos.

Já o vegetarianismo é uma versão mais “branda” do veganismo: quem é vegetariano ainda come leite e seus derivados, além de ovos e mel. Muitos consideram essa uma etapa anterior no caminho para o veganismo, enquanto outros estão satisfeitos em se manter seguindo esse estilo para sempre.

Portanto, é interessante perguntar ao seu convidado se é vegano ou vegetariano. Os veganos não comerão nem aquele pão de alho com parmesão, devido ao queijo, então você precisará de um pouco mais de atenção. Já os vegetarianos vão comer de tudo, desde que não leve carne.

O que eles comem, afinal?

Se pensa que receitas vegetarianas são difíceis, é porque ainda não parou para pensar que elas são as mesmas que você já comeu — só que sem carne.

Aqui vão algumas opções simples, mas conhecidas, que você, e todos os outros convidados que comem carne, também vão aproveitar.

1. Arroz branco (pode acrescentar legumes, passas, ou outro complemento vegetal do seu gosto).

2. Farofa, frita no azeite com alho.

3. Pão de alho vegano (use maionese vegana, não bote queijo - ensinaremos a receita a seguir).

4. Palmito pupunha na brasa.

5. Espetinhos de legumes (como cebola, tomate-cereja, pimentão, cogumelo paris, milho verde, entre outros).

6. Batata-doce assada na grelha, temperada com azeite e lemon pepper. 7. Maionese de batata (use maionese vegana).

Dica extra: como fazer maionese vegana

A receita da maionese vegana é bem fácil. Basicamente, é só bater no mixer ou no liquidificador os seguintes ingredientes:

- 1 xícara (de chá) de água

- sal a gosto

- 2 colheres (de sopa) de leite de soja em pó sem sabor (você também pode usar creme de leite vegetal, caso encontre, ou qualquer outro leite vegetal) ? 1 dente de alho

- 1/2 limão espremido

- Óleo até dar o ponto, cerca de 400 a 500 ml

Importante: acrescente o óleo aos poucos, até a consistência ficar similar a da maionese tradicional.

Caso queira, você também pode adicionar temperos para dar um sabor diferenciado, como cebolinha picada ou páprica defumada.

Mas eles vão comer só complementos no meu churrasco?

Se está preocupado de que esses pratos não serão suficientes, aqui vai uma dica especial!

Em alguns supermercados, já é possível encontrar bifes, linguiças, salsichas, nuggets, hambúrgueres, e muito mais, todos veganos!

Sim, você não precisa preparar cada um do zero — é tirar da embalagem e mandar para a grelha (ok, às vezes precisa descongelar).

Cuidados ao receber vegetarianos em um churrasco

Seus amigos veganos chegaram. Sorrisos, beijos, abraços — então todos se encaminham para as mesas. Como sempre, os convidados estão tensos, prevendo algumas horas de fome e perguntas constrangedoras.

Mas você não é qualquer anfitrião, você acompanha a Bull Neck e está preparado! Siga essas dicas e impressione:

- Acalme seus convidados, avisando que seu churrasco tem opções vegetarianas. A parte mais importante é se divertir com a cara de alívio deles.

- Prepare as opções de carne em grelhas e tábuas separadas das opções vegetarianas. Eles não vão ficar felizes com sangue em sua comida.

- Deixe claro para seus convidados veganos quais alimentos contêm produtos de origem animal, como queijos ou molhos, para poderem evitá-los.

- Jamais, absolutamente jamais, engane seu convidado, dando algo com leite, ovos ou carne, pensando que não vão notar. Pode parecer engraçado em um primeiro momento, mas amizades foram perdidas por menos. É uma terrível quebra de confiança.

- Por fim, se conseguir, prepare algo diferente para eles. É extremamente gratificante ver que alguém se esforçou para te fazer se sentir bem-vindo.

Evite micos: 5 mentiras sobre o vegetarianismo

Para evitar falar bobagem durante o churrasco, vamos desmistificar alguns mitos comuns. Assim, você prova que é uma pessoa atualizada!

1. A alimentação vegetariana e vegana é sem graça — só comem salada. Falso: Muitos pensam que os veganos só comem saladas, mas a exclusão de alimentos de

origem animal estimula criatividade e amplia o repertório de receitas, sabores e possibilidades.

2. Os vegetarianos têm deficiência de proteína por não comerem carne. Falso: Os veganos obtêm todas as proteínas necessárias de fontes não animais, como feijão, lentilha, ervilhas, nozes, sementes, quinoa e tofu. Vegetarianos ainda obtém proteínas do leite e derivados, além de ovos.

3. Os vegetarianos são mais saudáveis que as pessoas que comem carne. Falso: O que determina a saúde de uma pessoa é a qualidade e a quantidade dos alimentos que ela consome. Um vegetariano que só coma batata não estará comendo carne, mas ficará doente em pouco tempo.

4. O vegetarianismo é mais caro que alimentação com carne. Meio falso: Na prática, os alimentos vegetarianos não são caros, como arroz, aveia, grãos e legumes — se preparada em casa, essa alimentação é até mais barata. No entanto, infelizmente, muitos restaurantes “gourmetizam” esse público e cobram mais caro do que deveriam, criando assim o mito.

5. Veganismo emagrece. Falso: Muitas pessoas acreditam que adotar uma dieta vegana pode ajudar no emagrecimento. Mas isso não é necessariamente verdade. A perda de peso depende de outros fatores, como velocidade do organismo e déficit calórico. Para emagrecer com uma dieta vegana, é preciso consultar um médico e um nutricionista. Eles indicarão refeições e preparos que façam sentido para a rotina e objetivo de emagrecimento.

A Bull Neck está com você nessa aventura!

Para facilitar ainda mais a sua vida na hora de preparar o melhor churrasco vegano, que agrade a todos os convidados, confira as facas e equipamentos da Bull Neck. Desde tábuas, aventais e luvas térmicas, até cutelos e facas que são puro estilo, cada produto é pensado para tornar esse momento um absoluto show!

Então, se você está procurando por produtos que garantam o sucesso do seu churrasco, vegano ou não, acesse já o site da Bull Neck e descubra como é se divertir com os amigos, mesmo quando há diferenças de gosto entre os convidados!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?