ARTIGOS

Como escolher a linguiça ideal para seu churrasco

Como escolher a linguiça ideal para seu churrasco

O churrasco é uma das paixões nacionais dos brasileiros, e a linguiça é um dos ingredientes mais populares e versáteis que não pode faltar na grelha. Mas você sabe qual é a melhor linguiça para o seu churrasco?

Neste post, vamos te mostrar como escolher a linguiça ideal para o seu churrasco e como prepará-la na churrasqueira de forma adequada. Vamos lá? 😋

Tipos de linguiça para churrasco

As linguiças podem ser classificadas em três categorias principais: frescas, curadas e defumadas.

Fresca

A linguiça fresca é a mais utilizada nos churrascos, pois é macia e suculenta. Feita com carne moída e outros ingredientes deliciosos, envolvida em uma tripa natural ou sintética, é uma das favoritas.

Só preste atenção: esse tipo de linguiça precisa ser cozida antes do consumo. Alguns exemplos são:

Linguiça toscana

É a mais tradicional e querida pelos brasileiros. Recheada com carne de porco e temperada com alho, sal e pimenta. Tem formato arredondado e cor rosada ou avermelhada. É ideal para o churrasco, pois fica bem dourada e crocante por fora e macia por dentro.

Linguiça mista

Uma incrivel mistura de carne de porco e de boi. Tem sabor suave e textura firme: uma boa opção para quem quer variar o cardápio do churrasco sem perder a qualidade. Típica da região sul do Brasil, onde é conhecida como salsichão.

Linguiça de frango

Carne de frango moída e temperada com ervas e especiarias dão o sabor dessa linguiça mais esbranquiçada e de textura leve. É uma alternativa para quem prefere uma linguiça menos gordurosa e mais saudável.

A linguiça de frango é uma invenção brasileira!

Linguiça cuiabana

Pra quem é maníaco do queijo, aí vai a linguiça perfeita! Feita com carne de porco e recheada com pedaços de queijo coalho, essa tem formato enrolado e cor amarelada.

É uma delícia para quem gosta de uma linguiça mais cremosa e saborosa. Típica da região centro-oeste do Brasil, especialmente do estado do Mato Grosso, onde é conhecida como linguiça de queijo.

Linguiça com pimenta biquinho

É a versão café-com-leite das apimentadas: leva o gostinho, mas não chega a te fazer gritar por água. É feita com carne de pernil e recheada com pimenta biquinho em pedaços e erva-doce em grãos. É perfeita para quem gosta de uma linguiça mais picante e aromática.

Outra inovação brasileira, que utiliza uma pimenta nativa da região sudeste do Brasil, que tem um sabor adocicado e levemente ardido.

Curada

A linguiça curada é banhada em uma mistura de sal, açúcar e salitre, que ajuda a conservar a carne e a dar uma cor avermelhada.

Essa pode ser consumida crua ou cozida, mas não é muito indicada para o churrasco, pois pode ficar seca demais.

Dentro dessa categoria, existem alguns tipos de linguiça curada que podem variar de acordo com o processo de cura, os temperos e os recheios. Alguns exemplos são:

Linguiça portuguesa

Carne de porco curada, temperada com alho, sal, pimenta-do-reino e vinho tinto. É muito usada como ingrediente de outros pratos, como feijoada, cozido e caldo verde.

Linguiça espanhola

Feita com carne de porco curada, temperada com alho, sal, páprica doce ou picante e orégano.

Também é chamada de chorizo.

Linguiça italiana

é feita com carne de porco curada, temperada com alho, sal, pimenta-do-reino, erva-doce e vinho branco. Tem formato fino ou grosso e cor vermelha ou branca. É um ótimo ingrediente de outros pratos, como pizza, macarronada e lasanha.

Defumada

A linguiça defumada é submetida a um processo de exposição à fumaça, que confere um sabor característico e uma cor mais escura.

Ela também pode ser consumida crua ou cozida, mas é mais usada como ingrediente de outros pratos, como pizzas, feijoadas e caldos.

Aqui vão alguns exemplos:

Linguiça calabresa

É feita com carne de porco curada e defumada, temperada com alho, sal e pimenta calabresa. Tem formato fino e cor escura.

A linguiça calabresa é originária da região da Calábria, na Itália.

Linguiça blumenau

Outra brasileirinha: é feita com carne de porco curada e defumada, temperada com alho, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Tem formato grosso e cor escura.

A linguiça blumenau é típica da região sul do Brasil, especialmente do estado de Santa Catarina, onde foi criada pelos imigrantes alemães que chegaram ao país no século XIX.

Linguiça paio

A boa e velha linguiça de feijoada. Carne de porco e de boi curadas e defumadas, temperada com alho, sal, pimenta-do-reino e cominho. Tem formato grosso e cor escura.

A linguiça paio é originária de Portugal, onde é conhecida como paiola.

Afinal, qual é a melhor linguiça para seu churrasco?

Nossa recomendação: procure linguiças frescas. Se quiser o sabor defumado, existem opções de linguiças frescas que usam fumaça líquida. Ou, claro, você pode acrescentar madeira em seu carvão, e defumá-la você mesmo!

As curadas e defumadas são muito usadas como ingrediente de outros pratos, como feijoada, cozido e caldo verde. Quem nunca comeu uma deliciosa pizza calabresa?

A linguiça espanhola também é perfeita para petisco ou ingrediente de outros pratos, como paella, tortilla e tapas.

Mas quando se trata de colocar na grelha, não há melhor: aposte nas frescas. As defumadas e curadas acabam ressecadas - já as frescas ainda estão cheias de sumo, e ficam crocantes por fora e macias e suculentas por dentro.

Como preparar a linguiça na churrasqueira

A churrasqueira é o método mais tradicional e saboroso de preparar a linguiça, pois confere um aroma e uma crocância únicos à carne.

Siga os passos abaixo:

1. Acenda o carvão na churrasqueira e espere formar uma brasa uniforme e sem labaredas.

2. Escolha o tipo de linguiça que você quer assar e retire da embalagem. Deixe a linguiça inteira: não fure ou corte, pois isso fará com que ela perca o suco e fique ressecada.

3. Coloque a linguiça sobre a grelha, a uma distância de cerca de 15 cm da brasa. Se quiser, salpique um pouco de sal grosso sobre ela para realçar o sabor. 4. Vire a linguiça de vez em quando para que ela asse por igual e não queime. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tipo e o tamanho da linguiça, mas em geral leva de 15 a 20 minutos.

5. Retire a linguiça do fogo quando ela estiver bem dourada e suculenta. Envolva-a em papel-alumínio e deixe-a descansar por alguns minutos antes de servir.

Dicas de preparo

Para garantir que a sua linguiça fique perfeita no churrasco, siga estas dicas: Nunca fure a linguiça

Muitos têm o hábito de furar a linguiça com um garfo ou uma faca antes ou durante o cozimento, mas isso é um erro grave.

Ao furar a linguiça, você permite que o suco da carne saia, deixando-a seca e sem sabor. Além disso, você pode provocar labaredas na brasa, que podem queimar a linguiça por fora e deixá-la crua por dentro.

✔ Pincele óleo temperado

Para deixar a linguiça mais saborosa e evitar que ela grude na grelha, você pode pincelar um pouco de óleo temperado sobre ela antes ou durante o cozimento.

Você pode usar azeite ou manteiga e adicionar os temperos que preferir, como alho, ervas, pimenta ou limão. O óleo temperado também ajuda a formar uma casquinha crocante na superfície da linguiça.

✔ Acerte na bebida alcoólica

Para acompanhar o seu churrasco de linguiça, nada melhor do que uma bebida alcoólica gelada. Mas qual é a melhor opção? Depende do tipo de linguiça que você escolheu!

✔ Linguiça fresca ou curada

Essas têm um sabor mais suave. Harmonizze com uma cerveja clara ou um vinho branco. Essas bebidas são refrescantes e ajudam a limpar o paladar entre uma mordida e outra.

✔ Linguiça defumada ou picante

O sabor mais forte vai combinar com uma cerveja escura ou um vinho tinto. Essas bebidas são encorpadas e ajudam a equilibrar o sabor da carne.

Dicas Finais

Agora que já está comprou as linguiças perfeitas, aproveite.

Ah! Lembrei de mais duas coisinhas. Dicas boas, prometo!

A primeira é preparar molhos suaves (como maioneses) para quebrar a pimenta, caso você exagere nas linguiças apimentadas. E o contrário também vale: se achar que as linguiças estão muito “simples”, aposte em uns molhos mais picantes.

E, por fim, a dica final, e provavelmente a mais importante: na hora de preparar esse evento culinário fantástico, use equipamentos de qualidade. Um pegador, por exemplo, é essencial para virar sua linguiça sem furá-la.

Ou, melhor ainda: use as Luvas Térmicas da Bull Neck!

Assim você pode manusear a carne quente com segurança. É simplesmente perfeito para qualquer churrasqueiro que se preze.

Mas não é só de luva que a Bull Neck vive. Visite nosso site e veja tudo o que temos para te ajudar a criar o churrasco perfeito!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?