ARTIGOS

Como fazer um churrasco leve e saudável no verão

Como fazer um churrasco leve e saudável no verão

O churrasco é uma das tradições mais queridas dos brasileiros, mas também pode ser uma armadilha para a saúde, especialmente no verão.

Você sabia que o excesso de carne, gordura, sal e bebidas alcoólicas pode causar indigestão, desidratação e até problemas cardíacos, especialmente no calor?

Por isso, é importante saber como fazer um churrasco leve e saudável, que não comprometa o seu bem-estar e o do seu convidados. Afinal, queremos que eles lembrem de suas habilidades na grelha, não de quanto passaram mal.

Como a Bull Neck está sempre preocupada com o sucesso do seu churrasco, separamos algumas dicas para aproveitar ao máximo essa festa, fugindo das ciladas.

Comida pesada e dia de calor: uma combinação indigesta 🌞

Óbvio que, em um churrasco, não pode faltar a carne. Mas, qual é a melhor escolha?

Na hora de visitar o açougue, seus critérios de escolha provavelmente envolvem apenas sabor, preço ou facilidade de preparo, certo? Mas aqui vai um que talvez você não tenha levado em consideração antes: essa carne é fácil de digerir?

Sabe quando você come aquela feijoada e fica sonolento depois? É porque seu corpo está mandando toda a energia para seu estômago, tentando digerir essa comida pesada, e acaba sobrando pouca para outras atividades.

Em um dia comum, tudo bem, é só tirar um cochilo. Mas, em dias de calor extremo, seu corpo, que já está lutando para se refrescar, pode sobreaquecer com a digestão: o ácido do estômago e seus movimentos aumentam a temperatura corporal além dos 37º - o equivalente a se estar com febre.

A digestão também usa muita água do corpo, que é puxada para criar o suco gástrico, bile e tudo mais. Agora, em um dia de calor, sua água também está sendo perdida em outro lugar: pelo suor. Dá-lhe hidratação para dar conta disso tudo!

Qualquer digestão já desidrata e te aquece, mas se o alimento for pesado, pior ainda. Se estiver calor, então, aí, não tem jeito, você passa mal.

Escolha carnes magras e reduza a dose do sal 🥩


Uma das dicas mais importantes é escolher carnes magras, como frango, peixe, lombo e filé mignon. Essas carnes são mais fáceis de digerir, pois suas fibras são menos duras, e, por isso, são mais fáceis de mastigar.
Quanto melhor se mastiga um alimento, mais rápido ele é digerido, porque o ácido consegue entrar mais fácil e dissolver os pedaços mais rapidamente. Pedaços grandes engolidos inteiros precisam ser dissolvidos de fora para dentro, o que demora mais, causando indigestão.

Nesse calor, é melhor evitar carnes processadas, como linguiça, salsicha e bacon, que são ricas em sódio. Pegue leve também com o sal grosso, usando temperos como alho, azeite e chimichurri.

O sal que você come “segura” a água e não deixa ela ser usada na digestão e no suor, piorando a indigestão e o sobreaquecimento.

Varie o cardápio com opções vegetarianas 🌽


Outra forma de fazer um churrasco leve e saudável no verão é variar o cardápio com opções vegetarianas, como legumes, frutas e queijos grelhados.

Você pode usar espetinhos de abobrinha, berinjela, cebola, tomate, abacaxi, banana, queijo coalho e tofu, por exemplo.

Esses alimentos são fáceis de preparar e de grelhar, e ficam deliciosos com um toque de sal, pimenta, orégano e azeite. Eles também são ótimos para acompanhar as carnes, pois equilibram o sabor e a textura.

Não se esqueça das saladas refrescantes 🥙


As saladas são indispensáveis para um churrasco leve e saudável no verão, pois são refrescantes e hidratantes. Elas ajudam a repor os líquidos e os sais minerais perdidos pelo suor, evitando a desidratação e a fadiga.

Evite molhos cremosos e maionese, que são gordurosos e podem estragar no calor. Lembre-se que a gordura aumenta a chance de indigestão. A maionese, por conter ovo, favorece o crescimento de bactérias, que podem causar intoxicação alimentar.

Use azeite, vinagre, limão e iogurte natural para temperar. Eles são mais leves e saudáveis, e têm propriedades que melhoram a digestão e a imunidade.

Cuidado com a desidratação 💦


Você deve saber que mais de 70% do nosso corpo é água, não é? Usamos esse líquido maravilhoso para tudo, dentro de nós. E, sem ele, morremos.

Até mesmo reduzir um pouco da quantidade ideal já é suficiente para que nós passemos mal, tendo tontura, náuseas, fraqueza e até desmaio.

Por isso, é essencial manter você e todos os seus convidados hidratados o tempo inteiro. Preste bastante atenção agora, porque algumas coisas que você bebe, na verdade, te desidratam!

Neste calorzão, tudo o que a gente quer é beber aquela cerveja gelada, não é? Pois bem, pode até beber, mas alterne com bebidas que hidratam.

É chato, mas verdade: o álcool é diurético, ou seja, vai jogar a água do seu corpo embora pela urina. Assim, sobra pouco para a digestão e o suor!

E não importa se você “é forte para o álcool”, porque a questão aqui não é ficar bêbado, mas sim desidratado. E não tem ninguém que seja resistente à desidratação!

Beba bastante água e sucos naturais 🥤


Os sucos naturais são ótimas opções para hidratar o corpo e ainda fornecer vitaminas, minerais e antioxidantes.

A água de coco também é uma excelente bebida para hidratar o corpo e repor os sais minerais.

Então, abuse na criatividade, banque o barman, crie sucos e drinks não-alcoólicos diferentões, e surpreenda seus convidados!

Conclusão: Sabores Leves 😋


Lembre-se, a escolha certa das carnes e acompanhamentos e a atenção à hidratação fazem toda a diferença, permitindo que você aproveite cada momento do Carnaval sem preocupações.

Deixe os alimentos pesados para aqueles dias mais frios, e aposte nos sabores mais leves durante a época mais quente do ano. Assim você garante um churrasco de sucesso para você e seus convidados!


Dicas Finais
Não é só o churrasco que é tradição por aqui: também temos as duas dicas finais para te dar!

Primeiro, aposte em cervejas sem álcool para aqueles que não conseguem deixar o sabor da cevada de fora da festa. Não é que não possa ter algumas mais tradicionais na geladeira: apenas reveze com as não alcoólicas.

E, por fim, a dica final, e provavelmente a mais importante: compre equipamentos de qualidade que te protejam do calor. A Bull Neck tem luvas térmicas, pegadores longos e aventais para te manter seguro diante das brasas.

Além do mais, ao comprar facas de qualidade, você garante que terá o melhor corte possível, o que acelera o tempo de preparo das carnes. Quanto menos tempo gasto preparando, mais tempo comendo e curtindo com amigos e família.

E, por final, vendemos também os temperos da Bull Neck, que vêm com o equilíbrio perfeito entre sal e temperos, para que você não exagere no sódio e acabe desidratado. Garanta sabor sem perder a saúde!

Portanto, comprar equipamentos da Bull Neck é investimento em qualidade de vida! Visite nosso site e veja tudo o que temos para te ajudar a criar o churrasco perfeito!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?