ARTIGOS

Pontos da carne: descubra quais são e como fazer o churrasco perfeito

Pontos da carne: descubra quais são e como fazer o churrasco perfeito

No churrasco, todos anseiam por uma carne saborosa. Um dos segredos para isso é a escolha do ponto da carne. Há pelo menos 6, e a grande questão é: existe um ponto “certo”? E como chegar nele?

Neste post, vamos explicar mais sobre o assunto, dando dicas ao churrasqueiro de forma simples e objetiva. Vamos lá?

O que são os pontos da carne?
Os pontos da carne são as diferentes formas de cozimento da carne na grelha ou na churrasqueira. Eles variam de acordo com o tempo, a temperatura e a distância do fogo. Cada ponto tem uma cor, uma textura e um sabor característicos.

Os principais pontos da carne são:

-Malpassado: a carne fica vermelha por dentro e levemente tostada por fora. É macia e suculenta, mas pode ter um sabor forte de sangue. Ideal para carnes magras e cortes nobres, como picanha, filé mignon e contrafilé.

-Ao ponto para mal: a carne fica rosada por dentro e dourada por fora. É macia e suculenta, mas tem um sabor mais suave que o malpassado. Ideal para carnes com um pouco de gordura, como alcatra, maminha e fraldinha.

- Ao ponto: a carne fica levemente rosada por dentro e bem dourada por fora. É firme e suculenta, mas não seca. Ideal para carnes com mais gordura, como costela, cupim e picanha com capa.

- Ao ponto para bem: a carne fica cinza-claro por dentro e bem tostada por fora. É firme e seca, mas não dura. Ideal para carnes mais duras, como coxão duro, coxão mole e lagarto.

- Bem-passado: a carne fica cinza-escuro por dentro e quase queimada por fora. É dura e seca, mas pode ter um sabor defumado. Ideal para carnes muito duras, como acém, paleta e músculo.

- Passado demais: a carne fica preta por dentro e por fora. É dura, seca e sem sabor. Não é ideal para nenhum tipo de carne. Joga fora e faz outra. ?

Como fazer cada ponto da carne?
Para atingir cada ponto da carne, é preciso controlar o tempo, a temperatura e a distância do fogo.

Quanto mais perto das brasas, maior a diferença entre o exterior e o interior: ou seja, muito perto do fogo vai fazer a carne assar mais rápido por fora do que por dentro.

Uma distância maior vai permitir que a carne asse por inteiro mais uniformemente, embora demore um pouco mais.

Uma forma de saber se chegou no ponto desejado é com o teste da mão. Basta pressionar a parte mais grossa da carne com o dedo indicador e comparar com a sua mão.

Aqui estão as sensações aproximadas para cada ponto da carne:


- Malpassado: a carne cede facilmente à pressão do dedo, como a parte carnuda entre o polegar e o indicador quando a mão está relaxada.

- Ao ponto para mal: a carne cede um pouco à pressão do dedo, como a parte carnuda entre o polegar e o indicador quando a mão está levemente fechada.

- Ao ponto: a carne resiste à pressão do dedo, como a parte carnuda entre o polegar e o indicador quando a mão está fechada.

- Ao ponto para bem: a carne resiste bastante à pressão do dedo, como a parte carnuda entre o polegar e o indicador quando a mão está bem fechada.

- Bem-passado: a carne não cede à pressão do dedo, como o osso do punho.

- Passado demais: a carne está dura como uma pedra.

Existe o ponto da carne certo?

Você está se perguntando se existe um ponto “certo” para a carne? A resposta não é tão simples, pois depende de vários fatores, como o tipo de carne, o gosto pessoal e a ocasião.


No entanto, se quisermos considerar apenas os aspectos nutricionais e sanitários, podemos dizer que o “ponto ideal” é, como o próprio nome indica, o chamado “ao ponto”.


Isso porque esse ponto reduz os riscos inerentes da carne mal passada, que pode conter parasitoses ou bactérias, e da carne muito passada, que pode formar compostos cancerígenos.


Sempre vale seguir as seguintes dicas quando for ao açougue:

- Compre a carne em locais confiáveis e verifique a sua qualidade;
- Descarte qualquer carne que tenha cheiros ou cores estranhos;
- Armazene a carne na geladeira ou no freezer e evite deixá-la fora da refrigeração por muito tempo;
- Lave bem as mãos e os utensílios antes e após manipular a carne;
- Sirva a carne logo após o cozimento ou mantenha-a aquecida acima de 60°C.

Claro que as questões culturais e de paladar também devem ser respeitadas. Se você gosta de carne mal passada ou bem passada, não precisa deixar de comer.
Mas vale a pena reduzir a quantidade desses pontos e preferir sua carne ao ponto sempre que possível.
Assim, você pode aproveitar o seu churrasco com mais sabor e saúde. ?

Mas, e em termos de sabor, tem um ponto ideal?

A resposta curta? Não. ?

Afinal, gosto é gosto, não é mesmo? Mas caso ainda esteja em dúvida sobre qual ponto fazer seu churrasco, vamos dar mais umas dicas de brinde.

Leve em consideração:

O tipo de carne: cada tipo de carne tem um ponto ideal de sabor e textura, segundo a sua composição, a sua espessura e o seu corte. Por exemplo, carnes magras e cortes nobres ficam melhores malpassadas ou ao ponto para mal, enquanto carnes gordas e cortes mais duros ficam melhores ao ponto ou ao ponto para bem.

O gosto pessoal de quem vai comer: cada pessoa tem um gosto pessoal para o ponto da carne, de acordo com o seu paladar, a sua cultura e a sua saúde. Por exemplo, algumas pessoas preferem a carne mais vermelha e suculenta, enquanto outras preferem a carne mais cinza e seca. Se vai ter convidados, vale perguntar, não é?

A ocasião: cada ocasião pede um ponto da carne diferente, de acordo com o clima, o ambiente e o público. Por exemplo, em um dia frio e chuvoso, uma carne bem passada pode ser mais reconfortante, enquanto em um dia quente e ensolarado, uma carne mal passada pode ser mais refrescante.

Dicas Finais


Agora que já está com as carnes cortadas, é hora de botar fogo no parquinho carvão!


Porque a gente quer tanto que seu churrasco dê certo, aí vão mais duas últimas dicas!


A primeira é preparar sua churrasqueira para que você seja capaz de mudar a distância do fogo com facilidade.


Se alguém quer uma carne mais bem-passada, mas a única distância que você tem disponível é longe das chamas, vai ser difícil acertar o ponto.


E, por fim, a dica final, e provavelmente a mais importante: na hora de preparar esse evento culinário fantástico, use equipamentos de qualidade. Como você vai, por exemplo, testar o ponto da carne se não consegue encostar nela sem se queimar?


A Bull Neck pode te ajudar com isso. Sabia que temos luvas que permitem manusear a carne quente com segurança? É simplesmente perfeito para qualquer churrasqueiro que se preze!


Mas não é só de luva que a Bull Neck vive. Visite nosso site e veja tudo o que temos para te ajudar a criar o churrasco perfeito!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?